O Cromo Informatico

terça-feira, abril 25, 2006

Porque não usar Blu-ray e HD-DVD


Há não muito tempo atrás eu era defensor do formato Blu-ray. Este formato de guardar filmes em medias bem maiores será incluido na PS3 da Sony que terá também processadores Cell da IBM.
A Sony sempre apoiou o Linux e o software livre, havendo até kits para a PS2 para quem quiser lá instalar Linux. A própria PS2 tem como kernel um Linux. Existe ainda a promessa da Sony em distribuir discos rigidos para a PS3 com Linux. O cell por sua vez é um processador criado pela apoiante do Linux/Software Livre IBM e que teve a sua versão experimental - ainda nem existia - em simuladores para Linux.
Esta conjugação traz a duvida para o futuro da informatica: Quem vai ganhar?
Os processadores x86 (Intel), a Microsoft e os fabricantes do HD-DVD, ou será que este novo processador que será adaptado ao mercado doméstico e estas grandes empresas que se apoiam mutuamente contra os gigantes implantados irão ajudar a destrona-los?

Esta questão foi alterada nos ultimos tempos. A Apple portou - ainda não acredito - o seu Mac OS X para X86 depois de uma desavença com a IBM, que aliás foi um bocado estranha. A Aplle disse num mês que deixaria de comprar processadores PPC a IBM porque esta demorava muito tempo a aumentar-lhes a velocidade - atenção; PPC são processadores para servidores - e um mês depois saiu uma nova linha destes processadores. Com esta mudança a Apple claro viu o seu Mac OS X em X86 e Windows XP a correr nos seus Macintosh - ou seja lá o que aquilo agora seja!
Outra noticia que alterou a questão foi a GPLv3 e a apreentação da tecnologia DRM.
A GPLv3 da Free Software Foundation estará prparada para responder a maneira como o Digital Rights Management retira direitos e liberdades aos utilizadores.

Então porque não usar o Formato Blu-ray nem HD-DVD?
Vou retirar as ideas e do bluraysucks e traduzilas para português

- Se a tua televisão de alta definição não tiver uma porta HDMI , ou uma porta DVI compativel com HDCP, não vais conseguir ver os filmes em alta definição. Todos os nomes esquisitos que indiquei aqui são apenas siglas para encriptação digital, ou seja, os senhoes de hollywood vão poder dormir descansados porque niguém vai "roubar" a imagem que esta a ser transmitida pela internet e nos teremos que pagar mais algumas centenas de contos.

- Ao mesmo nivel, se tiveres um pc e um leitor ou de Blu-ray ou HD-DVD teras também que ter um monitor e uma placa grafica que seja conforme o HDCp não apenas compativel.

- DRM - Digital Restrictions/Rights Management (Gestão de Direitos/Restrições Digitas). O que restringe o acesso livre ao que o utilizador adquire.

- AACS - Advanced Access Content System (Sistema Avançado de Acesso ao Conteudo). Basicamente isto é um sistema de controlo encriptado como os DVD's.

- Este novo formao exige uma ligação à internet para ver o seu conteudo. O que pode também servir para controlar o urilizador.

- Coisas como modificar o leitor deste formato faz com que ele se auto destrua.

- Estas empresas pensaram também em coisas como um disco para (ou por) um leitor e cobrar dinheiro por uma cópia mesmo que de forma legal.

Retirado em parte de http://bluraysucks.com/



ATENÇÃO: OPINIÂO PESSOAL

No principio haviam os direitos de autor, então vieram as campanhas anti-fotocopia, seguiram-se os controlos dos DVD's e hoje controlam até o nº de vezes a que um ficheiro pode ser acedido.

Há uma coisa que eu não compreendo. Se eu o compro é meu! Se é proprieddade intelectual de X ou Y eu não quero saber. Se eu fotocopiar um livro não estou a dizer que fui eu que o escrevi, não o roubei nem fisica nem intelectualmente. O autor tem os seus créditos simplesmente o editor não nada em dinheiro.
Se eu copiar uma musica não estou a cantá-la pelo artista. Se eu copiar um cd não estou a rouba-lo ao artista, por isso não o estou a roubar intelectualmente nem fisicamente. Se eu compro um par de calças é meu; faço com eles o que quiser; visto; impresto; modifico-as a minha maneira. É meu, porque fiz uma troca comercial, eu dei dinheiro e deram-me um objecto. Se eu não digo o que o vendedor tem de fazer com o dinheiro ele também não tem que dizer o que eu faço com o que me vendeu.

recomendo:
http://www.crftp.com/
http://freenet.sourceforge.net/
http://en.wikisource.org/wiki/Main_Page
http://en.wikibooks.org/wiki/Main_Page