O Cromo Informatico

quarta-feira, abril 19, 2006

Review: os processos em tribunal da giante de software

Segundo este artigo publicado na CNET a Microsoft já teve que pagar

$1.95 billion Sun Microsystems
$850 million IBM
$750 million AOL Time Warner
$536 million Novell
$460 million RealNetworks
$440 million InterTrust Technologies
$150 million Gateway
$23 million Be

Só a Real Networks teve que pagar

"In total, about $761 million. Microsoft has agreed to pay $460 million in cash up front and to pay an additional $301 million in cash and services to support, distribute and market RealNetworks' Rhapsody music services through its MSN service."

Melhor do que isso é no fim da pagina mostrar noticias relacionadas com casos antitrust em 18, 3 não são contra Microsoft (!!!)

Não esquecendo - claro - o processo que já decorre a algum tempo em que a União Europeia ameaça multar a gigante de Redmond em mais de 2,43 milhões de dólares por dia, por abuso de posição dominante.
A microsoft disponibiliza ferramentas no seu sistema operativo que podem ser descarregadas dos seus sites assim como outras empresas têm esses produtos e não os conseguem vender porque a Microsoft já os inclui no Sistema Operativo - Media Player, Navegador.
Outra das questões está relacionada com a divulgação de documentação decente que possa ser usada por competidores para interagirem os seus programas com o Windows. Primeiro disseram comissária europeia da Concorrência, Neelie Kroes, que não fariam isso porque estavam a dar o seu segredo as sua rivais e depois desta lhes ter aumentado para uma semana lá escreveram meia duzia de páginas de documentação á pressa para não pagarem a multa. A comissára não foi na conversa e lembrou que o praso estava a acabar. Então a microsoft contra atacou dizendo que os prazos eram muito curtos e disseram também que passariam a mostrar o código-fonte as empresas que o solicitassem. A União Europeia não foi em cantiga e o processo mantém-se.

Isto explica bem porque é que o Windows funciona tão mal: Eles têm mais advogados e publicitários do que programadores e os programas que escrevem não estão documntados o que explica porque é que de versão para versão e de programa para programa eles funcionem tão mal entre si.



Eles fazem-nas, dominam e com esse dinheiro mantêm o dominio.
Vocês já conhecem o meu mau feitio...