O Cromo Informatico

quarta-feira, maio 17, 2006

Apple fecha o código do OS X (actualizada)


Segundo um artigo de hoje da InfoWorld a Apple vai fechar o código fonte do OS X.

Primeiro que tudo, há que dar uma pequena explicação. A Apple, embora use ferramentas de código aberto, é tão monopolista como a Microsoft, mas até agora tinham tido algum respeito pela comunidade de software aberto. O MAC OS X usa um microkernel Mach e um BSD no seu topo. Agora segundo este artigo o código que foi portado para os processadores da Intel irá ser fechado por causa dos piratas.

As ultimas noticias mostram o Mac OS X a ser invadido de forma identica a de um windows - entenda-se o tipo de vulnerabilidade. Não deixa de ser estranho, também, esta decisão só ter sido tomada, depois de terem portado o MAC OS X, para Intel x86.

Para mim - e segundo o meu mau feitío - o que se passa é que a plataforma da Intel é tão dada a falhas do tipo buffer overflow entre outras que a Apple não teve outra hipótese senão fechar o código.

Esta decisão é porém um pouco estranha: se a ideia deles é livrarem-se dos virus, então porquê fechar o código como faz a Microsoft? Isso tem ajudado a empresa de Redmond até agora? Parece-me que não...

P.S.: Comprova-se a minha ideia: Código Aberto só sobre a forma da GPL!




(Actualização)

P.S.: Esta noticia foi parcialmente desmentida, pois parece que ainda não foi confirmada, tendo sido apenas especulação. A verdade parece ser - por enquanto - que eles ainda não liberaram o código...