O Cromo Informatico

terça-feira, maio 30, 2006

Internet explorer 7, revolução? Não me parece! (parte I)


Num conjunto de 3 ou 4 artigos vou mostrar um conjunto de plugins que mostram como o firefox já tem todas as "novas" funções do IE7 e como tornar o firefox melhor que ele próprio.
o primeiro será sobre navegação por abas, o segundo sobre RSS, o terceiro sobre segurança e um outro ainda sobre plugins que não são desta categoria, mas que provam que este é O navegador!

Firefox Showcase
Mostra uma janela com previews de todos a abas abertas

Stack Style Tabs
Mostra um menu com uma lista com a imagem e titulo de todas as paginas abertas em abas

Vertigo
A barra de abas é mostrada de lado e não na parte superior do navegador. permite também arratar e largar as abas

Tab Sidebar
Mostra uma barra lateral com pré-visualização de cada aba aberta. Cada pré-visualização tem botões de navegação.

Tabs Menu
Adiciona um menu a barra de menus que mostra todas as abas abertas. permite basicamente poupar espaço, mostrar o titulo completo de cada pagina.

PageStyle2Tab
Com este addon cada aba fica com estilo dessa pagina

Separe
coloca uma aba que não tem nada, apenas para separar as abas

Ctrl Tab Preview
por defeito, carregar ctrl+tab faz o firefox mudar para a proxima aba, com este plugin carregar as mesma teclas faz o firefox mostrar pequena imagems de cada aba aberta.

Tab Catalog
Este addon é semelhante ao anterior mas coloca um botão junto a barra de busca que mostra a pré-visualização de todas as abas abertas.

Viamatic foXpose
coloca um botão na barra de estado do firefox que quando clicado mostra uma pré-visulaização de todas as abas abertas num separador

Viamatic Tabnail
mostra uma pré-visualização da página na aba

New Tab Button on Tab Bar
adiciona um botão de nova aba no inicio da barra de abas

Tab X
Adiciona um botão de fwechar a cada separador e retira o de fechar que esta no fim da barra de abas

Tab Killer
Não gostas de abas? Este plugin desabilita todas as funções de navegação por abas

4 Comments:

  • Vai parecer que estou a gozar contigo mas não:

    Dá trabalho instalar extensões.

    É uma das razões porque usei Opera até começar a usar Google Desktop Search (que não suporta o Opera). Depois passei para o Firefox e mesmo depois de migrar pela 14ª vez (estou farto de saltar entre Windows e Linux, principalmente por causa da minha Universidade (http://pmate.mat.ua.pt nos exercícios online só funciona em IE) e do meu winmodem) já estava tão habituado ao ForecastFox ou lá como isto se chama que acabei por ficar com ele.

    O IE é capaz de ser melhor em termos de interface que o Firefox. Pode até fazer cafés e omeletes. Mas as versões anteriores do IE não eram propriamente seguras. É a única razão pela qual vale a pena advocar (esta palavra existe em português?) o uso do Firefox. A um utilizador normal é a única coisa que pode interessar.

    É como dizer a um utilizador de Windows para mudar para Gentoo Linux porque aprende muito sobre o sistema.

    Manda-te dar uma volta.

    Agora se recomendares Ubuntu porque é mais seguro...

    By Blogger obnibolongo, at 2:20 da tarde  

  • Isto faz-me lembrar o programa "O pior condutor de sempre". Aquela gente precisava mesmo de tirar a carta?
    Toda a gente precisa mesmo de um pc?

    Já discuti isto com o Pedro Cavaco do Adamastor. Mostrar a realidade ou pinta-la para o utilizador?
    Eu sou pela realidade.

    Sim, da-me um gozo imenso, instalar um gentoo!

    Sinceramente, gosto do opera, mas consigo fazer com que o firefox fique como o Opera e não o contrário.
    O opera tem o código fechado.

    By Blogger qq, at 12:03 da manhã  

  • Tens um professor.
    O professor quer fazer fichas de avaliação no computador para facilitar o trabalho.
    Mais nada (ok é um caso muito básico, mas percebes a ideia).

    Achas que ele quer andar a brincar com init scripts, emerge, apt-get, mount e coisas que tal?

    By Blogger obnibolongo, at 3:44 da tarde  

  • se conheces linux sabes que o suse tem um instalador quase automatico e que num linspire ou ubuntu so respondes a uma ou duas perguntas e que o mandriva é mais facil de usar que um XP.

    Se ele quer um pc só para escrever texto pode muito bem usar o openoffice.

    Nunca me aconteceu e conheco muitos casos de universidades que obrigam os alunos (indirectamente) a usar windows. Mas se me acontecesse dava a volta ao mundo até me arranjarem uma alternativa!
    O meu pais da-me o direito à educação sem partir do pressuposto que eu tenho Windows!

    By Blogger qq, at 7:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home