O Cromo Informatico

sexta-feira, junho 09, 2006

Windows: Menino Bonito (actualizada)


Assim como o menino bonito da mamã, que mesmo depois de sair de casa todos os dias liga para casa, a ferramenta de verificação da legalidade do windows todos os dias contacta a Microsoft.

Mais explicitamente, o que acontece, segundo a propria empresa, é que regularmente - numa base diária - esta ferramenta envia dados "inocentes", para um sevidor que mantém todas as informações de licenças dos programas e bloqueia ou não o programa segundo a sua autenticidade. Qual spyware que muitas vezes é encontrado nas versões gratuitas dos programas comerciais.

A multinacional nega-o dizendo que não é instalado sem o conssentimento do utilizador, logo não é spyware, mas a verdade é que a primeira vez que um utilizador corre essa aplicação para verificar a genuinidade do windows, são emviados do seu pc, a chave do produto, fabricante da máquina, versão do sistema operativo, informações da BIOS, definições locais do utilizador e lingua.

Segundo Lauren Weinstein's no seu blog, esta ferramenta pode ser considerada spyware visto enviar informações sobre o utilizador para a internet sem o seu conhecimento. Para além disso ele descobriu que sempre que a máquina arranca existe um pedido desse programa para aceder á internet.


(actualização 12-06-2006)

Parece que já corre tinta e muita ainda vai correr.
Existem mais e detalhadas informações sobre o que a Microsoft anda a fazer. Para todos os que utilizam este sistema operativo, só têm que engolir mais um "sapito" e continuar a dizer que não existe alternativa. ah! Não vale voltar atrás!

3 Comments:

  • Mais uma vez tenho de referir isto:
    Os utilizadores normais:
    1a) não vão saber desta notícia;
    1b) vão saber, encolher os ombros e achar que não justifica o trabalho para se estarem a adaptar a um novo SO.

    Mas sim a MS nunca se portou bem e não me parece que alguma vez se vá portar...

    É a vida...

    (Linux localhost 2.6.16-suspend2-r7 #5 PREEMPT Sun Jun 4 19:58:00 GMT 2006 i686 Mobile Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 2.80GHz GNU/Linux)

    By Blogger obnibolongo, at 3:38 da tarde  

  • É claro! concordo plenamente, se há coisa que o tuga gosta é de ser enrabado!

    Mas não deixa de ser brutal o que eles estão a fazer. Ainda ontem estive em casa de um familiar com um XP "não genuino" e quando chegou aquela parte, népia, clikei em rejeitar a licença, cancelar a instalação daquele update, mas aparecia sempre!

    Há uma outra pergunta que fica: se eu comprar um windows, instalo o que quero ou que a micosoft me obriga? As actualizações são à borla ou estão sujeitas a custos pagos sob a forma de spyware?

    ;)
    Linux localhost 2.6.16-gentoo-r9 #1 SMP PREEMPT Sun Jun 11 23:32:31 WEST 2006 i686 Pentium II (Klamath) GNU/Linux

    By Blogger qq, at 7:08 da tarde  

  • Os argumentos da M$ são tão fortes, que decidiram mudar o disco... com uma actualização.

    By Anonymous Pedro Cavaco, at 2:37 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home